Os
amantes dos discos de vinil têm agora um canal para compra e venda dos
“bolachões” e tudo relacionado ao universo dos LPs. O site discofacil.com.br,
lançado pelo empresário mineiro Rafael Pace para intermediar o comércio de
vinis, já conta com mais de 30 mil discos catalogados e oferece também
equipamentos e acessórios como toca-discos, agulhas, cápsulas e até miniaturas
de personalidades do rock.
O
Disco Fácil também está antenado com as redes sociais para se aproximar tanto
do público que já é fascinado pelos bolachões quanto daqueles que só conhecem o
vinil de ouvir falar. Além de permitir uma comunicação mais ágil e
personalizada, os seguidores da loja virtual contam ainda com promoções
exclusivas.
No
site, é possível encontrar discos que vão dos clássicos internacionais Pink
Floyd, The Beatles e Rolling Stones até os grandes nomes da música brasileira,
como Milton Nascimento, Elis Regina e Roberto Carlos. Há também os exemplares
mais raros, como Sings for Children, de
Elvis Presley; Never Mind, do Sex
Pistols; e Live at Last, do Black
Sabbath.
“O
objetivo do Disco Fácil é estimular e divulgar a cultura, promovendo a
diversidade musical por meio da comercialização dos discos de vinil. A grande
diferença, com relação ao surgimento dos bolachões no fim da década de 1940, é
que agora temos a tecnologia a nosso favor. Ninguém mais precisa procurar o
disco de seu artista preferido em sebos e lojas de antiguidade. Basta acessar
nosso site”, sugere.
Mercado promissor
O Disco
Fácil surgiu a partir do gosto pessoal de Pace pelos vinis e da constatação de
que esse é um mercado em expansão. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos
mostrou que as vendas de LPs aumentaram 14% no ano passado em comparação com
2009. Mídias digitais, como CDs e DVDs, tiveram redução de 13%. Outro estudo,
desta vez do Official
Charts Company, revelou que as vendas de discos de vinil no Reino
Unido, em outubro deste ano, já superaram todo o resultado de 2010.
“Os
discos de vinil têm um público cativo e estão voltando à moda. Artistas
consagrados têm divulgado seus álbuns também nesse formato, apesar de todo
avanço da mídia digital. A cantora Pitty, por exemplo, lançou o vinil Anacrônico no último Rock in Rio. E o
U2, para comemorar os 20 anos do álbum «Achtung Baby», irá relançá-lo em cinco
versões, inclusive no formato bolachão”, diz Pace. “Até mesmo a Polysom
do Brasil, única
fábrica de discos de vinil da América Latina, foi reativada no ano passado e já
lançou os LPs de Nação Zumbi, Fernanda Takai e Cachorro Grande, entre outros”,
completa.
FICHA TÉCNICA DISCO FÁCIL
URL: discofacil.com.br
Segmento: discos de vinil, acessórios e equipamentos
Média de preços dos vinis: R$
5,00 a R$ 50,00
Redes sociais:
Facebook: http://www.facebook.com/discofacil