quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Odontologia do futuro: Especialista traz para BH avanços da engenharia genética para o tratamento de implantes

O especialista e mestre em cirurgia buco-maxilofacial, Dr. Luiz Marinho, inova mais uma vez nos tratamentos odontológicos e traz, para a Capital uma nova técnica de tratamento: a engenharia genética.

Por meio dela, é utilizada a proteína ósseo morfogenética, conhecida como BMP-2. Essa proteína foi amplamente testada e é capaz de transformar as células-tronco em células específicas para a formação óssea, permitindo a colocação de implantes dentários em pessoas com acentuada perda óssea.

Segundo Dr. Luiz Marinho, para a colocação de implantes em um paciente que não tenha ossos no maxilar superior, não será mais necessário retirar nenhuma parte do osso dele. Hoje por meio do uso dessa proteína é possível construir todo o osso maxilar. “Com a aplicação da BMP-2, o osso é recuperado por meio de um procedimento cirúrgico muito simples, rápido e indolor”, conta.

Dr. Luiz Marinho é pioneiro na America Latina no uso de proteína ósseo morfogenética e, desde o final de 2010, passou a integrar comissão para desenvolvimento de novas tecnologias e bioengenharia da Associação Mundial de Cirurgia Buco Maxilofacial (IAOMS). Luiz Marinho também é diretor das clínica Luiz Marinho - Núcleo de Cirurgia Maxilofacial e Implantar,em Belo Horizonte.