segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tendência cosmopolita leva restaurantes para bairros distantes dos pólos gastronômicos



Qual é o mapa da gastronomia de Belo Horizonte? Há alguns anos, a maioria dos restaurantes se concentrava na região da Savassi e, nos últimos anos, alguns empresários estão procurando o bairro de Lourdes para abrir suas casas.

Porém, é notável a presença de empreendimentos gastronômicos em bairros fora da zona sul da Capital. Mesmo estando mais distantes do “point”, os bares e restaurantes não abrem mão da qualidade gourmet e do atendimento.

De acordo com o diretor de comunicação da Abrasel MG, Lucas Pêgo Oliveira Pereira, pólos gastronômicos em bairros como o Prado, Santa Tereza, Ouro Preto, Santa Amélia, Barreiro, dentre outros, já configuram-se como uma excelente opção para aqueles que procuram bons lugares, bom atendimento e boa comida com proximidade de casa e até mesmo mais vagas de estacionamento à disposição.

Ainda segundo Pereira, embora a maioria dos bares e restaurantes de Belo Horizonte esteja localizada na região centro-sul, estabelecimentos de destaque já se consolidaram em outras regiões da cidade e novos empreendimentos se erguem a cada mês com características tão boas ou melhores que os estabelecimentos da região central. “ Não podemos esquecer que o município dispõe de uma área de trezentos e trinta e um quilômetros quadrados e quase dois milhões e quatrocentos habitantes. O adensamento populacional e o trânsito são fatores impeditivos para o deslocamento de pessoas das demais regiões da cidade em direção à centro-sul”, reforça.

Por isso, alguns empresários acreditam cada vez mais na tendência cosmopolita de que os moradores preferem se divertir na mesma região onde moram ou trabalham e apostam no sucesso ao instalar seus empreendimentos em outras regiões.

É o caso de Rodrigo Nascimento, que abriu, há dois anos, uma unidade do Xico da Carne no bairro cidade Nova. O grupo já possuía uma casa no bairro Santa Inês (na Estrada Real – divisa com Sabará) que, no ano passado, foi totalmente reformada, além de outra unidade no Barro Preto, que será reformada em breve. A expectativa é abrir nova unidade ainda esse ano, em um bairro distante da Zona Sul.

Nascimento reforça a teoria de Lucas Pêgo e garante que a facilidade de chegar ao local, estacionamento, tranqüilidade são fatores importantes que as pessoas verificam na hora de se deslocar. “Abrimos nossa casa no Cidade Nova há dois anos e, atualmente, temos cerca de mil pessoas circulando apenas nessa unidade, nos dias mais movimentados da semana. A procura é tão grande que todas as noites temos fila de espera. Temos clientes do bairro e de toda a região, mas também recebemos pessoas de outros bares da cidade”, conta.

Outra característica que, segundo Nascimento, faz com que seu restaurante seja bastante procurado é o ambiente familiar. Adultos e crianças convivem harmoniosamente nos restaurantes que disponibilizam playgrounds com monitoras especializadas para o atendimento aos baixinhos, além de uma programação constante com oficinas e várias atrações.

A decoração também chama a atenção: um visual rústico, que lembra o aconchego e a hospitalidade das cidades do interior. Casarões com grandes janelas e varanda decorados com mesas de madeira de demolição e lamparinas e adornados peças antigas como moedor de café, roda d’ água, pilão, ferro à brasa e barris de cachaça fazem parte da decoração das unidades Cidade Nova e Santa Inês que contam ainda com mais uma atração: carros modelos Ford 29 e Chevrolet 28, que ficam pendurados entre as peças de madeira vindas de antigas fazendas.


No cardápio a preocupação com o atendimento às famílias, por isso, há opções de almoços para uma ou duas pessoas, petiscos e pratos infantis. Os clientes podem escolher entre as mais de 10 opções de carne, além das várias opções de guarnições. Os pratos são servidos a La carte e em porções.

E, para acompanhar os pratos e porções, as casas trabalham com as principais marcas de cerveja do Brasil que, são servidas estupidamente geladas, além de vinhos e cachaças de marcas tradicionais como Germana, Acuruy e Lucas Batista.


Serviço: O Xico da Carne funciona diariamente, de segunda à sexta-feira, a partir das 16 horas e aos sábados, domingos e feriados a partir das 11 horas. O Xico da Carne, unidade Cidade Nova, está localizado na Rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira, 772. A unidade Santa Inês fica na Av. Contagem, 1966 e a unidade Barro Preto na Rua dos Guajajaras, 1436. Capacidade de atendimento para 500 pessoas. Informações: (31)3337 -1437.