quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Semana da Arquitetura

HABITAÇÃO, URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE SÃO TEMAS DISCUTIDOS POR ARQUITETOS BRASILEIROS EM EVENTO NA CAPITAL




São esperados centenas de profissionais durante a Semana de Arquitetura, que tem como tema central paisagem urbana x meio ambiente



O licenciamento e a regulação urbana; habitação, urbanização, metropolização, além do direito à paisagem urbana entendido como uma maior interferência do arquiteto urbanista na construção de cidades sustentáveis são alguns dos assuntos debatidos durante a Semana de Arquitetura, que acontece de 9 a 11 de março, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (Rua Paraíba, 697 – Funcionários).

O evento gratuito aos interessados é realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Minas Gerais (IAB-MG) e tem como tema central Paisagem Urbana x Meio Ambiente. A gestão 2010-2011 do IAB-MG, em função da discussão destes temas, lançará na ocasião, a campanha do Ano Estadual do Direito à Paisagem Urbana. São esperadas centenas de pessoas entre arquitetos, estudantes, membros de organizações da Sociedade Civil interessadas em discutir o tema com o IAB-MG.

As inscrições prévias deverão ser feitas diretamente no IAB-MG, na Rua Mestre Lucas, 70, Cruzeiro ou pelo telefone (31) 3225-6408 e e-mail iabcomunicacao@gmail.com.



Programação variada

A programação será variada e englobará palestras, mesas redondas, lançamentos de livros, além da exposição dos trabalhos da 11ª Premiação de Arquitetura 2009 IAB-MG e o Prêmio Gentileza Urbano. O evento contará com a participação de arquitetos renomados, além de convidados como políticos, como o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda ou seu representante legal. Também marcarão presença representantes das entidades de arquitetos que compõem o Colégio Estadual de Entidades de Minas Gerai, além de personalidades da arquitetura brasileira, como os arquitetos Sidônio Porto, Maurício Andrés, Carlos Teixeira e o professor Roberto Segre.



Projetos arquitetônicos em exposição

Na ocasião, as melhores atitudes voltadas para a melhoria da qualidade da vida urbana, por meio de intervenções nos campos da arquitetura, urbanismo e paisagismo farão parte de uma exposição que destacará os vencedores de dois prêmios realizados no ano passado pelo IAB-MG: 11º Prêmio de Arquitetura 2009 – IAB-MG - Sylvio Vasconcellos e Prêmio Gentileza Urbana.

Cerca de 30 obras, idealizadas por arquitetos mineiros e vencedores contemplarão a mostra.

Os projetos vencedores na da 11ª Premiação de Arquitetura 2009 IAB-MG- Sylvio Vasconcellos (premiados em dezembro do ano passado_ são relacionados com a arquitetura em geral; arquitetura de interiores; urbanismo e paisagismo, nas categorias de habitação unifamiliar e multifamiliar; edifícios comerciais, religiosos, para atividades sociais, institucionais, culturais; arquitetura de Interiores; urbanismo e paisagismo; além de projetos especiais como de cenografia e projetos sustentáveis. Esta premiação foi realizada junto aos profissionais de arquitetura.

Já, as obras vencedoras do prêmio Gentileza Urbana teve a participação da população, que indicou algumas obras como, o Museu de Artes e Ofícios; o V&M Brasil – Centro de Cultura; o Memorial da Imigração Japonesa, as Fontes da Praça da Estação, além de iniciativas como a revitalização da Praça João Pinheiro, em Muriaé; a restauração do Palacete de Poços de Caldas; o projeto Pontes de Artes, em Juiz de Fora, dentre outras.


Lançamento de livros

O arquiteto mineiro Sidônio Porto lançará, no dia 9, às 19 horas sua autobiografia “Sidônio Porto – um intérprete do seu tempo”, que contará toda a sua trajetória, ao longo de 45 anos de carreira e a participação em diversas obras espalhadas pelo Brasil.

No dia 10, no mesmo horário, antecedendo à posse da nova diretoria do IAB-MG, Maurício Andrés lança a 4ª edição do livro Ecologizar. Trata-se de uma compilação da trilogia do autor com 18 capítulos que reúnem cerca de 200 textos sobre a ação ecológica.

No dia 11 é a vez do arquiteto Carlos Teixeira lançar o romance “O condomínio absoluto”. O lançamento também ocorrerá às 19 horas.



Serviço: Semana de Arquitetura

Data: de 9 a 11 de março

Local: Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (Rua Paraíba, 697 – Funcionários).

Inscrições: as inscrições prévias deverão ser feitas diretamente no IAB-MG, na Rua Mestre Lucas, 70, Cruzeiro.

Informações: Pelo telefone (31) 3225-6408 e e-mail iabcomunicacao@gmail.com