terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CONAP investe em humanização das relações de trabalho



A Cooperativa Nacional Apícola (Conap) acredita que, para que seus cooperados entendam e façam valer os valores cooperativistas, precisa dar o exemplo. Para isso, o presidente Irone Martins Sampaio (foto) instituiu duas ações simples, mas cujos resultados se observam em mais de uma forma no dia a dia. Tratam-se da Terapia do Sorriso e da Terapia do Abraço, criadas com o objetivo maior de promover a socialização entre os colaboradores da Conap e tornar as relações de trabalho mais humanas.



A participação de todos é obrigatória, mas a ação a ser desenvolvida não exige esforço nem demanda muito tempo. Basta que, ao chegar, cada colaborador se dirija ao colega de trabalho e o cumprimente com um abraço e um sorriso. “Eu tive a ideia em um seminário de cooperativismo, quando um dos participantes falou sobre as terapias. No começo, eu esperava o pessoal na porta para receber cada um com um abraço. Hoje, são eles que me procuram no começo do dia. E nenhum colaborador começa suas atividades sem cumprimentar os colegas com um abraço e um sorriso”, diz Sampaio.



Segundo ele, essa iniciativa atende a diversos princípios e valores cooperativistas, como a solidariedade e a formação continuada para garantir a felicidade. “Como cooperativistas, temos expectativas em promover uma formação cada vez mais continuada de nossos colaboradores, e as Terapias atuam no sentido de permitirem que eles se desenvolvam nesse processo de solidariedade, de companheirismo”, completa.



Além de garantir um ambiente de trabalho mais leve e receptivo, os resultados das Terapias do Sorriso e do Abraço também têm facilitado a troca de conhecimento e o diálogo. Semanalmente, às segundas-feiras, todos se reúnem para um encontro em que são apresentadas e discutidas as informações sobre a cooperativa, boas práticas, avaliação de metas, posturas, crescimento, resultados. Tudo de forma participativa. Irone Sampaio ainda explica que essa é uma convicção que tem procurado transmitir aos colaboradores: “Uma mística de vida comprometida um com o outro, e também com os resultados da Conap. As terapias nos ajudam a entender que esse processo deve ser contínuo, e não apenas falado, mas também praticado”, conta Irone.