segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dente do siso pode prejudicar saúde bucal

Especialista orienta sobre problemas que ele pode causar à saúde bucal, bem como a idade certa para extraí-lo e os procedimentos cirúrgicos



Eles são chamados de “dentes do juízo”. Mais conhecidos pelos dentistas por terceiros molares, os dentes do siso nascem, usualmente, entre os 16 aos 21 anos de idade. Salvo algumas exceções, a maioria das pessoas apresenta quatro dentes: dois superiores - um direito e um esquerdo - e dois inferiores - também direito e esquerdo. Em alguns casos, os sisos causam dores e, em outros, nascem sem nenhum problema.

Porém, o especialista em cirurgia buco-maxilofacial, Dr. Luiz Marinho, alerta que, nascendo ou não, doendo ou não, os sisos podem causar diversos problemas à saúde bucal.

Um deles é a infecção local ou infecção mais séria que pode atingir o pescoço. Também pode gerar dor, inchaço, mau hálito e dificuldade para mastigação. Eles também podem causar o apinhamento (entortamento) dos demais dentes da arcada e outras alterações mais sérias, como o desenvolvimento de cistos e tumores (nos maxilares) associados aos sisos inclusos. “O dente do siso pode ter força para empurrar os demais dentes, podendo provocar a perda, por exemplo, de tratamentos ortodônticos. Já tive pacientes jovens que tiveram que fazer novas intervenções ortodônticas para o ajuste desse apinhamento por causa de um dente do siso não extraído. Também é preciso ficar atento às cáries e à doença periodontal. Isso porque os dentes estão localizados em lugar de difícil higienização, o que favorece o acumulo de alimentos, placa bacteriana e, conseqüentemente, a cárie ou a perda óssea”, explica.



A hora certa de extrair - Sobre a hora certa de extrair os dentes sisos, Marinho explica que quanto mais jovem for o paciente mais fácil é a remoção, por isso, sugere que a remoção ocorra a partir do momento em que a coroa do dente esteja formada – geralmente, a partir dos 13 anos. “A coroa nos dá a direção exata do sentido que ele crescerá. Se a posição for desfavorável, é melhor esperar a raiz se desenvolver, pois a mesma pode estar em proximidade íntima ao nervo, o que leva a sensibilidade dos dentes, gengivas e lábios inferiores. Aumenta-se o risco de causar algum dano no nervo e de uma cirurgia mais traumática – maior quantidade de osso para ser removido, maior o trauma do paciente e aumento do tempo da cirurgia ”, ressalta.



Quantos extrair - Ele aconselha que todos os sisos existentes na boca sejam retirados de uma só vez. Isso para proporcionar uma melhor recuperação e conforto ao paciente. “Ele passará pelo processo de uma só vez, o que gerará diminuição de tempo de tratamento, menos desgaste emocional, custo financeiro menor e menor período de desabilidade social, trabalhista e escolar, devido ao repouso”, conta.



Técnicas para oferecer conforto ao paciente – Com os avanços da ciência, hoje é possível fazer a cirurgia de extração dos dentes utilizando várias técnicas que oferecem conforto ao paciente. Segundo Marinho, a sedação tem sido bastante utilizada. “A sedação é uma depressão do nível de consciência, causando sensação de relaxamento, bem-estar, sono e amnésia, por meio da qual o paciente responde às orientações do dentista, porém, não percebe a cirurgia, que dura cerca de uma hora, dependendo do grau de complexidade”, conta.



Recomendações – Luiz Marinho adverte que é necessário que o paciente procure um profissional de sua confiança, com comprovada competência. O especialista em cirurgia buco-maxilofacial é o profissional mais indicado para lidar com quaisquer complicações. “É necessário,que o paciente siga corretamente todas as recomendações prescritas antes e após o procedimento cirúrgico, para um melhor resultado e pronta recuperação”, completa.

Sobre a fonte: Dr. Luiz Marinho é especialista, mestre em cirurgia buco-maxilofacial e doutorando em implantodontia. Ele é coordenador do curso de pós-graduação da Funorte e integra a comissão para desenvolvimento de novas tecnologias e bioengenharia da Associação Mundial de Cirurgia Buco Maxilofacial (IAOMS). Em breve, junto com o ortodontista José Aloísio de Carvalho, lançará um livro sobre dente do siso.