segunda-feira, 25 de abril de 2011

Começa na próxima sexta (29) a 62ª Exposição Oficial de Orquídeas e a 17ª Exposição Nacional da Cattleya Walkeriana


Os amantes de orquídeas terão encontro marcado, de 29 de abril a 01 de maio, no Minascentro (entrada pela Av. Augusto de Lima nº 785), durante a 62ª Exposição Oficial de Orquídeas e a 17ª Exposição Nacional da Cattleya Walkeriana. O evento é aberto ao público, com entrada franca é promovido pela Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte.



O público poderá apreciar a beleza rara dessa planta e conhecer seus diferentes gêneros e espécies, perfumes, cores e formatos. Além disso, poderá saber mais sobre o seu cultivo e preservação, dentro da programação de palestras do evento.



Quem quiser aproveitar a beleza das flores e levar uma para casa, pode comprar tipos diferentes de orquídeas, produzidas em laboratórios, o que oferece maior segurança ao consumidor de que estão livres de pragas e doenças (insetos e fungos).



A abertura solene da exposição acontecerá no dia 29 de abril, de 20 às 22 horas. No sábado (30 de abril ) a exposição estará aberta à visitação pública de 9 às 22 horas e, no domingo (01 de maio), de 9 às 18 horas. De acordo com o presidente da Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte, Euro Magalhães, o objetivo principal da exposição, que acontece desde 1949 na Capital, é incentivar e conscientizar à população sobre o cultivo e a preservação da planta. Segundo ele, haverá a participação de orquidófilos de Minas Gerais e de várias partes do Brasil, além de representantes do Japão e América do Sul.



Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelos telefones (31) 3564-7922/7933, pelo site www.sobh.org.br ou pelo e-mail sobh@sobh.com.br.



Sobre as orquídeas



As orquídeas constituem uma família botânica denominada Orchidaceae. É um dos grupos de plantas com maior diversidade, contando mais de 25.000 espécies naturais conhecidas. Elas florecem em quase todas as latitudes, exceto na calota polar ártica e na Antártida, e em quase todas as altitudes. Mas nas regiões tropicais e subtropicais é que se concentra o maior número de espécies. Algumas vegetam e crescem diretamente no solo, outras sobre as pedras e outras sobre árvores.



As adaptações a diferentes ambientes (temperatura, luz, umidade, ventilação) e diferentes polinizadores fizeram que as orquídeas desenvolvessem grande variedade de estruturas vegetativas e florais, o que às vezes confunde e dificulta o seu reconhecimento como integrante da grande família Orchidaceae. Algumas são de pequeno porte e as flores não ultrapassam, em sua maior dimensão - dois milímetros, enquanto que outras crescem acima de dois metros e as flores têm mais de 12 centímetros de diâmetro.



Existe uma orquídea “padrão” no imaginário popular e ela se identifica como sendo do gênero Cattleya, ou híbrido desse gênero. Mas trata-se de algo que subsiste principalmente por serem estas, as Cattleyas, reconhecidas como muito decorativas. O que se pode dizer é que a variedade de formas que a flor da orquídea apresenta só é superada pela variedade de combinações de cores.



Vale ressaltar que a orquídea tem morfologia muito bem definida pelos botânicos. Peculiares são as suas raízes, o caule e as folhas, mas o que melhor as distingue, pelo menos para o leigo, são as flores. Elas são trímeras, ou seja, suas peças mais vistosas aparecem sempre em número de três (três sépalas e três pétalas). Uma das pétalas é diferenciada em colorido e em formato e recebe a designação de labelo. Nesta é que fica abrigada a coluna e as polínias. Apresentar as polínias, que são massas de pólen, é outra marca distintiva das orquídeas.