sexta-feira, 14 de maio de 2010

CICLO DE PALESTRAS SOBRE APICULTURA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

Evento é gratuito e acontece dentro da programação da Superagro 2010

Estão abertas as inscrições para o Ciclo de Palestras “As Abelhas e o Meio Ambiente”, que será realizado pela Federação Mineira de Apicultura, em parceria com o Sebrae, no dia 30 de maio. O evento faz parte da programação da Superagro 2010 e as palestras acontecerão no Expominas (Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira), em Belo Horizonte.

As palestras acontecem de 11 às 17 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sebrae: www.sebraemg.com.br. Informações sobre a programação da Apicultura na Superagro pelo telefone: (31) 3075-9157. Confira os temas:



11:00 – AS ABELHAS AUXILIANDO NO MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO AMBIENTAL – Entre vários métodos possíveis para se fazer o monitoramento da poluição atmosférica, as abelhas estão entre os mais eficientes em função da extensa área em que elas atuam na busca por alimentos.

Másio Sérvulo Magalhães (FEMAP)



13:00 – ABELHAS: BIODIVERSIDADE E PRODUÇÃO AGRÍCOLA – Procurar resgatar as abelhas como polinizadores e indentificar padrões ambientais e as possíveis formas de gestão relacionadas com o manejo da biodiversidade, modificando os índices agrícolas. Dra. Antônia Ribeiro (Unimontes)

14:00 – PRÓPOLIS: PESQUISA E USO TERAPÊUTICO - História da própolis, obtenção e industrialização, pesquisa científica e seu uso na medicina e odontologia. Dr. Vagner Santos (UFMG)

15:00 – APICULTURA ORGÂNICA - Certificação Orgânica - Conceito e Viabilidade Econômica.

Pré-requisitos para a Apicultura e diferentes regulamentos

Emídio Gil Barreto (IMO)



16:00 – ABELHAS NATIVAS E A FLORA, UMA RELAÇÃO INTERDEPENDENTE - O Brasil possui cerca de ¼ do número de espécies de abelhas do mundo. Isto representa um número de, aproximadamente, 5000 espécies. Ao contrário do que pensamos, a maior parte das abelhas não possui ferrão, e não formam colônias. As abelhas nativas são, portanto, um grupo ainda pouco estudado e que possui polinizadores muito eficientes tanto de espécies nativas como também de espécies cultivadas.

Paula São Thiago (UFOP)



17:00 – CRIAÇÃO, MANEJO E CONSERVAÇÃO DE ABELHAS SEM FERRÃO – Ganhos ambientais aliados à sustentabilidade econômica. HOMEM ↔ ABELHAS a natureza agradece!

Getúlio Ferreira (COAPIMIG)



Assessoria de Imprensa:

Lorenza Coelho – LEC Comunicação

(31) 3021-0995/9947-6837