terça-feira, 4 de maio de 2010

ESPAÇO MULTICULTURAL É INAUGURADO NA CAPITAL

Casa MAC será ponto de encontro das diversas manifestações culturais



Belo Horizonte acaba de ganhar um espaço dinâmico, que promete trazer intensa programação cultural, em que arte e cultura são valorizadas e redescobertas, por meio da pesquisa e cursos abertos ao público.

Trata-se da Casa de Arte e Cultura Manoel Antonio de Carvalho (Casa MAC), que foi inaugurada no último dia 24, no bairro Cidade Jardim.

De acordo com a idealizadora da Casa MAC, Norma Sueli de Souza, a proposta é oferecer espaços para experimentação e pesquisa para enriquecimento da nossa cultura, além de ser palco de apresentações artísticas, mostras e exposições, vernissages, recitais, palestras, lançamentos, performances e eventos. A Casa MAC pretende se tornar referência para pesquisadores das nossas raízes culturais.



A estrutura

A Casa MAC está abrigada em um casarão da década de 50, de imponente arquitetura , que nasceu do sonho do português Manoel Antonio de Carvalho –natural da aldeia de Vila Seca –e de Carmem Pinheiro de Carvalho –mineira de Cataguases- em construir um lar. A casa tem vidros e espelhos ingleses, painéis de azulejos vindos de Sintra, mármores de Carrara, molduras executadas por artistas italianos e, no piso, raro Parquet.

A casa inteira será uma verdadeira galeria, que abrigará mostras permanentes e temporárias de obras de arte. São dois andares com varandas e pátio com espaços temáticos, móveis e objetos de época, onde também é possível acompanhar documentos, fotos e mapas desde a compra do lote até a construção desta belíssima casa. A fachada da casa é envolta de luz e poesia, com poemas que foram plotados pelas escadas da entrada principal, pelas paredes externas e nos banheiros.

No primeiro andar, foi montada uma Sala de Música, onde os visitantes podem escutar discos de vinil de diversos artistas. Há também uma Sala de Leitura - primeiro passo para a futura Biblioteca e Centro de Pesquisa Carmem Pinheiro de Carvalho, aberta para pesquisas sobre arte e cultura.

Nos fundos do empreendimento existe um belo jardim. O visitante contará também com um espaço chamado Casa de Chá, localizado de frente para o jardim e além de Cozinha Experimental, onde serão oferecidos cursos de culinária, integrada ao Espaço Gastronômico.

A Casa MAC terá ainda um Espaço de Criação Coletiva, que será um ateliê aberto, onde artistas de diversos seguimentos poderão produzir suas obras e se reciclarem.

A casa terá uma programação que será divulgada posteriormente.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 11 às 19 horas . Endereço: Eduardo Porto, 612, Cidade Jardim. Mais informações pelo telefone (31) 2555-5524 ou e-mail casaartecultura@gmail.com