quarta-feira, 30 de março de 2011

Segmento de hotelaria ganha ferramenta para otimizar serviços e reduzir problemas operacionais

Hospitality oferece serviços simples como despertador e manutenção de consumo do frigobar , que, com certeza, facilitam o dia-a-dia dos hotéis




A Tenacity Consultoria e Telecomunicações, empresa mineira de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, acaba de lançar uma ferramenta muito importante para o segmento hoteleiro.



Trata-se do Hospitality, um módulo de software que oferece diversos serviços que facilitam o dia-a-dia operacional e consequentemente, gera agilidade e maior eficiência na prestação dos serviços.

De acordo com o diretor técnico da Tenacity, Alexandre Rabello de Oliveira, a interface é simples. Utilizando a própria central telefônica existente, a equipe de limpeza/higienização e também de manutenção consegue ativar diretamente do telefone do quarto ou apartamento. “É possível ao administrador saber, por exemplo, os quartos já limpos e os que estão sendo arrumados no momento, assim como os que possuem algum tipo de manutenção pendente, como troca de lâmpadas, móveis quebrados, torneiras pingando”, explica.

Outro benefício do Hospitality é o serviço despertador. “Nos hotéis, na parte da manhã, tem gente querendo entrar, gente querendo sair e ainda gente que precisa ser despertada. Dependendo da estrutura do hotel, ele não consegue atender a essa demanda prontamente. Geralmente, os hotéis não têm uma equipe pra isso e apenas um funcionário liga manualmente”, ressalta Oliveira.



O módulo permite discar automaticamente e ao mesmo tempo para várias pessoas que solicitaram o serviço despertar. “Um detalhe muito importante é que ele vai monitorar quem atendeu o telefone e quem não atendeu. É mantido um registro da quantidade de vezes que o sistema tentou despertar o hóspede. Aí, a recepção consegue saber se a pessoa não foi acordada e pode enviar alguém até o quarto. E se o cliente reclamar que não o acordaram, a recepção pode mostrar que foram feitas várias tentativas”, reforça.



Outro benefício do Hospitality está no sistema de controle de limpeza/higienização do apartamento. O funcionário entra no apartamento e digita seu código pessoal. Ao sair, faz o mesmo. “O que se monitora é quanto tempo o funcionário ficou em cada quarto e quanto tempo demorou de um quarto para outro. Dessa forma há um acompanhamento durante o dia inteiro. Pode-se saber, por exemplo o tempo que ficou ausente, quantos quartos limpos em um mês, médias, etc. O módulo gera uma série de relatórios”, comenta Alexandre.



No caso de frigobar e manutenção, a facilidade é ainda maior. Com o módulo, não é mais preciso que a camareira anote o consumo em papéis e depois levar para a recepção/administração. No sistema, o funcionário entra no módulo frigobar e digita o código para cada produto e ou serviço solicitado. “Ele digita, por exemplo, o código 40, e o sistema pede para confirmar: “Coca Cola?”. Ou digita 60: “lâmpada queimada?”. Após as confirmações o sistema gera um bilhete com as informações de consumo que pode ser integrado ao software

de gestão do hotel e ir diretamente para a conta do hospede ou no caso de manutenção gera um e-mail que vai diretamente para o departamento de manutenção com as informações necessárias para a correção do defeito ”, explica.



Custo benefício em serviços de voz e telefonia

O portfólio de produtos e serviços da Tenacity inclui uma série de soluções acessíveis e adaptáveis ao perfil de cada empresa. Os serviços (ou módulos, como são chamados) oferecem aos clientes economia e agilidade nos processos de telecomunicação.



Dentre os serviços oferecidos está a plataforma Pysix2 - uma tecnologia que engloba serviços de Conferência, Contact Center, Correio de Voz, Gravador Digital, Torpedo de Voz e SMS, Ura (Unidade de Resposta Audível), Gateway VoIP e Servidor de Fax. Eles podem ser utilizados em conjunto ou adquiridos separadamente.



A equipe da Tenacity é formada por técnicos, engenheiros e analistas de informática com vasta experiência em telecomunicações e certificados por organizações norte-americanas CCNA, DCAP e DCAA. A empresa possui uma carteira de clientes bastante diversificada e atende a empresas como hospitais, hotéis, fundações, institutos, fábricas, transportadoras e multinacionais.



A Tenacity Consultoria e Telecomunicações está localizado na Rua Bias Fortes, 932, sl. 303, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte. Para contato, ligar para (31) 3217-9250, conectar-se ao Skype: tenacity ou acessar www.tenacity.com.br.