terça-feira, 23 de agosto de 2011

Drenagem Linfática: opção eficaz para tratamentos estéticos e funcionais



Técnica pode ser aplicada em uma série de indicações, desde combate à celulite, retenção de líquidos, varizes, hematomas, sinusites e afecções oculares até procedimentos pré e pós cirúrgicos



Bem mais que um tratamento estético, a drenagem linfática é uma técnica massoterápica que auxilia na melhora da área do corpo sobre a qual é aplicada. Esse benefício se estende tanto para procedimentos de beleza, como redução de celulite e hematomas, quanto para intervenções cirúrgicas, cuidados pré e pós-parto e tratamento para acne. Essa abrangência da drenagem linfática se dá em função de sua finalidade: mobilizar as toxinas e os líquidos estagnados nos vasos linfáticos para que eles sejam eliminados através da urina.



Todo processo é feito por meio de uma massagem lenta e muito suave. Inicialmente, os conjuntos de linfonodos são ativados através de bombeamentos com os dedos ou as mãos para, em seguida, serem drenados em direção aos rins — responsável pela eliminação de líquidos corporais. Nessa etapa, os massoterapeutas utilizam movimentos de deslizamento que também causam a sensação de bem-estar.



Além de promover o relaxamento físico do paciente, os resultados da drenagem linfática vão mais longe e contribuem para a desintoxicação do organismo, estimulam o funcionamento do sistema imunológico, eliminam o excesso de líquidos, melhoram a oxigenação e nutrição celular, regularizam o funcionamento intestinal, reduzem inchaços, edemas e dores e, em alguns casos, atuam como analgésico.



“Devido aos benefícios que apresenta, a drenagem linfática é indicada para tratamentos diversos: combate a dores nas pernas, varizes, TPM, afecções dermatológicas, sinusites e afecções oculares, entre outros. Mas ela também é uma ótima opção para procedimentos pré o pós-operatório, inclusive de cirurgias plásticas, e para manter a saúde das grávidas e auxiliar na recuperação do pós-parto”, afirma Renata Fontany, esteticista e diretora da Clínica de Estética Corporal, Facial e SPA Renata Fontany.



Segundo ela, no caso das gestantes, o procedimento pode ser feito desde a liberação do médico até o momento do parto. Após o nascimento da criança, a mãe pode voltar a fazer seções em 15 dias. “Já nos preparativos pré o pós operatório, a drenagem linfática é aplicada com o objetivo de preparar o corpo para a intervenção cirúrgica e para a recuperação, que se torna mais rápida”, completa Fontany.



“Outra vantagem da drenagem linfática é que ela pode ser feita em qualquer época do ano”, diz a esteticista. “Na Clínica, a procura por essa técnica é sempre grande e por motivos diferentes: no inverno, as pacientes recorrem ao tratamento para se preparar para as cirurgias plásticas, que são mais comuns nesse período; e no verão elas querem combater a celulite e se livrar do excesso de líquidos retidos. Isso mostra que a drenagem linfática é uma opção eficaz para tratamentos estéticos e funcionais”.



Fontany reforça ainda que, geralmente, são realizadas de duas a três sessões de drenagem linfática por semana, com duração de uma hora cada. Para obter o melhor tratamento possível, o paciente precisa tomar, em média, dois litros de água por dia para facilitar a liberação das toxinas, bem como manter uma dieta saudável e diferenciada, sem excessos de frituras, gordura, álcool e enlatados.



Sobre a Clínica

A Clínica de Estética Facial e Corporal e SPA Renata Fontany está localizada na rua Tabelião Ferreira de Carvalho, 960, bairro Cidade Nova. Promoções e outras informações sobre serviços podem ser obtidas no site www.clinicarenatafontany.com.br ou pelo telefone (31) 3484-5394.