segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fórum HIS

FÓRUM DEBATE PROGRAMAS HABITACIONAIS DO GOVERNO E A URBANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS, COMUNITÁRIOS E PRIVADOS




Os desdobramentos dos programas habitacionais, cujos recursos são oriundos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS ) e dos recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, serão temas de discussão do III Fórum de Habitação de Interesse Social, que acontecerá no dia 15 deste mês, dentro da programação do Minascon/Construir Minas 2010, no salão Mariana, do Expominas.



O evento, que acontecerá de 8h30 às 17h30, contará com a participação de representantes de entidades relacionadas à arquitetura e urbanismo, além de representantes de órgãos públicos e federais.



De acordo com a presidente do IAB-MG, Cláudia Pires, “diante do atual momento do Brasil, frente às expectativas futuras, torna-se necessário refletir sobre a habitação, o futuro e o panorama de investimentos disponíveis, sempre criando para seu acompanhamento, um conceito sistêmico e integrado de abordagem do problema habitacional, necessário para resolver o déficit brasileiro e passível de ser incorporado no atual momento”.



Um dos temas abordados durante a programação do é “O PAC urbanização, o FNHIS assentamentos precários e o programa Minha casa minha vida; a visão do governo e dos movimentos sociais”, que terá a participação da representante da Secretaria nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães; do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda; do presidente da Direção Nacional do IAB-MG, Gilson Paranhos e do diretor de habitação do IAB-MG, Roberto Caldeira. A mesa redonda acontecerá de 9h30 ás 10h30.



Ainda na programação, de 11 às 12h30, será discutida “A urbanização de assentamentos precários na prática cotidiana”, onde haverá troca de experiências sobre “a inclusão pelo Favela Bairro e a novidade do Morar Carioca – a relação do espaço público X comunitário X privado”, com a presença dos arquitetos e membros do IAB-RJ, Pedro da Luz e Pablo Benetti; a “Política Habitacional de Belo Horizonte”, com a exposição realizada pelo representante da Secretaria de Habitação da Capital, Carlos Medeiros e ainda, “O direito à moradia e movimentos sociais: uma experiência com a assistência técnica”, com a participação de Marcos Landa, representante de movimentos sociais e a coordenadora da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Maria Henriqueta Arantes.



A programação do período da tarde retoma às 13h30 com um debate sobre a “Urbanização de assentamentos precários na prática cotidiana da produção habitacional e da mobilização social”, com a presença da representante da Secretaria de Ação Social do Rio de Janeiro, Ruth Juberg; da arquiteta Solange Carvalho, que mostrará a experiência da urbanização de favelas do Rio de Janeiro – PAC Rocinha e Cantagalo/Pavão/Pavãozinho; além das experiências projetuais em Belo Horizonte, demonstradas pelos arquitetos Gabriel Velloso e German Chinchilla.



Às 16 horas começa outra mesa-redonda cujo tema debatido é “O projeto como ferramenta de tomada de decisão”, onde serão difundidas experiências como a “proposta de urbanização de favela em área de risco ambiental”, com a participação do representante da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Carlos Abenza e o arquiteto Demetre Anastassakis dentre outros.



Para encerrar o fórum, às 17h30 será debatido o tema “O Clube da reforma – lançamento de um movimento para pensar a reforma como mercado de trabalho e consumo”, com a presença do coordenador do Clube da Reforma – ABCP, Valter Frigleri e, ainda, “as perspectivas habitacionais para a política habitacional brasileira – 13 pontos para uma habitação de qualidade”, com a presença da presidente do IAB-MG, Cláudia Pires.



Todas as informações sobre a programação estão no site: http://iab-mg.blogspot.com.



Sobre o Fórum HIS - O Fórum HIS é realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Minas Gerais (IAB-MG), em parceria com a Câmara da Indústria da Construção Civil da FIEMG. Ele acontece desde 2008, dentro da programação do Minascon/Construir Minas. A primeira edição contou com a participação de membros do Sinduscon-MG, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção e Movimentos Sociais de Luta pela Moradia coordenada pela Diretoria de Habitação do IAB-MG. Esta primeira versão foi muito bem sucedida e produziu um balanço crítico dos participantes quanto à elaboração do Plano Nacional da Habitação. O segundo ano de realização do Fórum, já sob a vigência do Programa Minha Casa, Minha Vida, abordou o lançamento do programa e contou, mais uma vez, com a participação dos agentes que fizeram o sucesso do evento em seu primeiro ano. Neste ano, face aos desdobramentos dos programas, cujos recursos são oriundos do FNHIS e dos recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, pretende-se aprofundar as discussões na análise crítica de experiências antigas e novas, bem sucedidas em nível de proposta para consolidação dos recursos oriundos destas fontes ainda à luz do Governo Lula.



Minascon/Construir Minas 2010: O Minascon/Construir Minas 2010 - maior e mais completo evento do setor no estado - será realizado no período de 15 a 18 de setembro, no Expominas, e contará com intensa programação técnica e uma feira que apresentará as mais recentes tecnologias da construção, a Construir Minas.



A feira, que deverá superar os resultados da sua edição do ano passado, quando gerou cerca de R$ 70 milhões em negócios entre os 250 expositores e quase 27 mil visitantes, poderá ser visitada de quarta a sexta-feira, das 14 às 22 horas, e no sábado, das 13 às 21 horas. A entrada é gratuita, após credenciamento no local.



O evento é uma realização da Câmara da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (CIC/FIEMG) e conta com a promoção e organização da Fagga
GL events e parceria da Tambasa Atacadista.