terça-feira, 28 de setembro de 2010

IAB- MG CELEBRA 67 ANOS COM EVENTO ESPECIAL E PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CRUZEIRO



No próximo dia 4 (segunda-feira), é o Dia da Celebração das Cidades - evento Mundial da ONU Habitat e, acontecerão eventos em todos os países ligados à União Internacional de Arquitetos e das Nações Unidas.

Neste dia, o Instituto de Arquitetos do Brasil– Departamento Minas Gerais (IAB-MG) promoverá, em Belo Horizonte, um evento em comemoração à data e aos 67 anos de atuação no Estado (completados no dia 02 de outubro). O evento contará com a presença de representantes de associações e entidades ligadas à arquitetura e urbanismo, na sede do IAB-MG (Rua Mestre Lucas, 70 – Mangabeiras), às 19 horas.

Durante o evento, o IAB-MG consolidará uma parceria com a recém-fundada Associação de Moradores do Cruzeiro (Amoreiro). Como parte da parceria, a Amoreiro terá como Quartel General a sede do IAB-MG. A presidente é a publicitária Patricia Claire de Albuquerque Caristo, que explica que o objetivo dessa nova associação é encaminhar medidas de valorização e defesa do bairro, das suas condições urbanísticas e ambientais, vias de tráfego e acesso e promover o bem comum junto aos moradores. Uma das ações iniciais que serão realizadas, em parceria com o IAB-MG é a elaboração de um diagnóstico do planejamento comunitário da região.

Para a presidente do IAB-MG, Cláudia Pires, esta parceria dará à entidade a possibilidade de ser útil para o bairro onde o Instituto funciona a mais de 30 anos e, ao mesmo tempo, possibilitará que o IAB auxilie a comunidade local, oferecendo assessoria técnica na Mobilização Comunitária, na Lei de Assistência Técnica, para elaboração de um Plano de Bairro que fundamente as ações urbanas da associação.

Ainda na programação do evento, será feita uma homenagem ao engenheiro civil e arquiteto e professor Maurity Sieiro Neves - ex-vice presidente gestão 2008-2009 e ex- Conselheiro Superior e Conselheiro Municipal de Patrimônio Cultural do IAB-MG, que faleceu no final de agosto de 2009.

Em seguida, a presidente do IAB-MG ministrará uma palestra sobre o Planejamento Comunitário e, fechando o evento, haverá um concerto com a participação da orquestra Pianíssimo.