terça-feira, 22 de novembro de 2011

Conap participa de Congresso no Piauí


A equipe da Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap) participa, nos dias 1 e 2 de dezembro, do II Congresso de Apicultura e Meliponicultura do Nordeste, que acontece em Teresina (Piauí) com o objetivo de fortalecer o setor na região.

O evento discutirá as mudanças climáticas e suas conseqüências para a apicultura e meliponicultura e a programação será norteada por temas como preservação ambiental, organização social, gestão e mercado. Paralela ao Congresso, também será realizada a II Feira da Cadeia Apícola.

Na ocasião, o presidente da Conap, Irone Martins Sampaio, irá ministrar uma clínica tecnológica sobre méis compostos. Ele abordará os efeitos das combinações das vitaminas, enzimas e energia do mel com os princípios antibacterianos da própolis e os princípios ativos das plantas medicinais.

“Essas combinações resultam em produtos saborosos e com eficiência em suas propriedades nutritivas e terapêuticas. Entre outros benefícios para a saúde, os méis compostos agem como cicatrizantes e protetores de pele, são eficazes no tratamento de doenças respiratórias e previnem problemas no coração”, explica Sampaio, completando que o mel pode ser combinado com plantas tão diversas quanto eucalipto, alho, agrião, guaco, romã, menta e maracujá.