quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Site criado por empresário mineiro ganha espaço entre amantes de discos de vinil



Os amantes dos discos de vinil têm agora um canal para compra e venda dos “bolachões” e tudo relacionado ao universo dos LPs. O site discofacil.com.br, lançado pelo empresário mineiro Rafael Pace para intermediar o comércio de vinis, já conta com mais de 30 mil discos catalogados e oferece também equipamentos e acessórios como toca-discos, agulhas, cápsulas e até miniaturas de personalidades do rock.

O Disco Fácil também está antenado com as redes sociais para se aproximar tanto do público que já é fascinado pelos bolachões quanto daqueles que só conhecem o vinil de ouvir falar. Além de permitir uma comunicação mais ágil e personalizada, os seguidores da loja virtual contam ainda com promoções exclusivas.

No site, é possível encontrar discos que vão dos clássicos internacionais Pink Floyd, The Beatles e Rolling Stones até os grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Elis Regina e Roberto Carlos. Há também os exemplares mais raros, como Sings for Children, de Elvis Presley; Never Mind, do Sex Pistols; e Live at Last, do Black Sabbath.

“O objetivo do Disco Fácil é estimular e divulgar a cultura, promovendo a diversidade musical por meio da comercialização dos discos de vinil. A grande diferença, com relação ao surgimento dos bolachões no fim da década de 1940, é que agora temos a tecnologia a nosso favor. Ninguém mais precisa procurar o disco de seu artista preferido em sebos e lojas de antiguidade. Basta acessar nosso site”, sugere.


Mercado promissor
O Disco Fácil surgiu a partir do gosto pessoal de Pace pelos vinis e da constatação de que esse é um mercado em expansão. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que as vendas de LPs aumentaram 14% no ano passado em comparação com 2009. Mídias digitais, como CDs e DVDs, tiveram redução de 13%. Outro estudo, desta vez do Official Charts Company, revelou que as vendas de discos de vinil no Reino Unido, em outubro deste ano, já superaram todo o resultado de 2010.

“Os discos de vinil têm um público cativo e estão voltando à moda. Artistas consagrados têm divulgado seus álbuns também nesse formato, apesar de todo avanço da mídia digital. A cantora Pitty, por exemplo, lançou o vinil Anacrônico no último Rock in Rio. E o U2, para comemorar os 20 anos do álbum «Achtung Baby», irá relançá-lo em cinco versões, inclusive no formato bolachão”, diz Pace. “Até mesmo a Polysom do Brasil, única fábrica de discos de vinil da América Latina, foi reativada no ano passado e já lançou os LPs de Nação Zumbi, Fernanda Takai e Cachorro Grande, entre outros”, completa.


FICHA TÉCNICA DISCO FÁCIL
Segmento: discos de vinil, acessórios e equipamentos
Média de preços dos vinis: R$ 5,00 a R$ 50,00
Redes sociais: